Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trimezia fistulosa Foster EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Trimezia fistulosa é uma espécie herbácea com registros de ocorrência apenas na região da Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais. Tem EOO de 1.039,51 km² e AOO de 16 km². Desenvolve-se no Cerrado em áreas de terrenos úmidos, arenosos ou areno-pedregosos, sujeitos a alagamentos. Apesar de ocorrer em áreas protegidas da Serra do Cipó, esta sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turística. A outra área de coleta da espécie não dispõe de qualquer tipo de proteção. Dessa forma, considera-se que a espécie esteja sujeita a duas situações de ameaça. Diante do exposto, devido a sua distribuição restrita, à especificidade de hábitat e às ameaças ao ambiente onde se desenvolve, T. fistulosa encontra-se "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia fistulosa (R.C.Foster) Lovo & A.Gil;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia fistulosa ;
  • > Trimezia fistulosa subsp. fistulosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Rhodora 64: 309 1962. Espécie conhecida popularmente por trimezia-chifre-de-veado (Chukr; Giulietti, 2008), sendo diferenciada de Trimezia fistulosa var. longifolia Chukr pelo menor porte, folhas recurvadas e ápice obtuso (Chukr, 1992).

Distribuição

A espécie ocorre apenas no Estado de Minas Gerais (Chukr, 2012).

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo; hermafrodita; floração ocorrendo de junho a agosto e frutificação de junho a novembro; ocorre no Cerrado em áreas de terrenos úmidos, arenosos ou areno-pedregosos, podendo estar sujeito a alagamentos (Chukr, 1992; Chukr; Giulietti, 2008).

Ameaças

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Parque Nacional da Serra do Cipó, área de ocorrência da espécie, apesar de área protegida ainda sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turistica (Madeira, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

Referências

- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.

- CHUKR, N.S. Dois novos táxons em Iridaceae da Serra do Cipó, Minas Gerais. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 13, p. 103-109, 1992.

- MADEIRA, J.A. Plano de manejo: Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encarte 2, p.102, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Trimezia fistulosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia fistulosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:18:52